terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Reflexão e ação - caderno II – tópico 3

 Formação de Professores  do Ensino Médio
Unidade Regional de Educação de Imperatriz
CURSISTAS: Mary Alvarenga
TUTORA:  Lucivania  Silva de Melo   Etapa: I   Turma: 2  
Data: 09/12/2014
Reflexão e  ação - caderno II – tópico 3

Pesquisa  realizada no C. E. Urbano Rocha com alunos do turno matutino.


1.      Número de alunos que estudam: 217

2.      Número de alunos que trabalham: 26

3.      Trabalho que realizam no momento: pintor automotivo, eletrônico, serviços gerais, artista de rua, lavador de carro, vendedor de crepe, manicure, cyber, vendedor, empacotador, montador de toldo, farmácia, lanchonete, auxiliar administrativo, fiscal de loja , gesseiro e computação gráfico.

4.      Trabalhos que já realizaram:  operador de caixa, atendente, babá, balconista, gesseiro, professor de música, garçonete, ser vente, serigrafia, auxiliar de professor de creche, manutenção de computador, pizzaria, pintor, instrutor de informática, cabeleireiro, office-boy,  domestica, tapeçaria, carpintaria e panificação de pães.

5.      Condições de trabalho:  

§  Com segurança: 02  alunos  (Programa menor aprendiz)
§  Sem segurança trabalhista: 24 alunos, porém não se consideram explorados e sim desprotegidos.

6.      Quantos conhecem os direitos trabalhistas: 17
7.      Quantos não trabalham: 191
8.      Quantos desejam  trabalhar enquanto ainda estudam: 93

9.      Quantos querem trabalhar somente quando concluir o Ensino Médio: 49


                 Foi um trabalho  enriquecedor,  que demonstrou o  quanto nossos alunos tem vontade de trabalhar e ganhar seu próprio dinheiro, com o objetivo  de se manter, conquistar sua independência e ajudar seus pais. Deparamos também com aqueles alunos  que não pretendem trabalhar, por enquanto, pois acreditam que seus pais podem  lhes dar o que precisam. Foi aberto um espaço onde cada educando  pode falar sobre a importância do trabalho para vida pessoal e coletiva.  De acordo com alguns estudantes, o trabalho além de ser gratificante, dignifica o homem e a mulher. Por outro lado hoje eles têm quem os ajude, sendo assim preferem  aproveitar  esse tempo estudando  e se  qualificando, porque  o futuro que os esperam  a competitividade é real e só vence os mais qualificados.


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