sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Como chegar à uma universalização do ensino médio?


         Garantir uma educação de qualidade  para todos é torná-la universal. Universalizar o ensino é torná-lo comum a todos, garantindo que todos tenha oportunidade de ensino, em idade escolar ou não. A garantia ao direito á educação para todos foi assegurada através de leis, decretos e constituições ao longo dos anos.
          Para se falar em universalização do ensino médio é preciso ter em consideração a retenção de jovens no Ensino  Fundamental, aqueles que estão cursando outras modalidades, como a EJA, os que simplesmente evadiram e, ainda, os que interromperam os estudos simplesmente por não terem em sua cidade escolas que ofereçam o curso.

         Assim o compromisso de universalização e de democratização do Ensino Médio nos impõe o urgente enfrentamento de vários desafios, tais como:
  •  Melhorar as condições de oferta do Ensino Médio noturno para os estudantes trabalhadores que dele precisa; 
  •  Tentarmos entender o porquê de tanta evasão. E procurar solucionar o problema, ou parte dele. 
  • Garantir, por meio de política de renovação e valorização do Ensino Médio, a aquisição de equipamentos e laboratórios (informática, ciências, artes), bem como espaços adequados para a aprendizagem;
  • Oferecer o atendimento às metas que, direta ou indiretamente, se relacionam à população com idade entre 15 e 17 anos;
  • Investir no professor e na escola. Não basta fazer treinamento, capacitação. É preciso garantir melhores salários e  melhores condições de  trabalho.
  •   Estabelecer o quantitativo de no máximo 30 estudantes por turma de Ensino Médio.
  • É preciso fazer do ensino médio algo atraente para que seja desejado por esses jovens. Do contrário, não adianta universalizar porque não haverá procura.
        O debate sobre universalização, nos termos aqui propostos é complexo, já que   envolve muitos desafios e extrema responsabilidade de todos envolvidos no processo, é uma tarefa  que precisa da participação da família e da dedicação dos alunos.

                        Mary Alvarenga 


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário