sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Perfil social, cultural e econômico dos sujeitos matriculados no Ensino Médio de sua escola.


         O Centro de Ensino Urbano Rocha possui alunos  de nível social médio e baixo , com idades que variam de 16 a 21 anos, no período diurno e acima de 18 anos   no noturno.  Os alunos atendidos pela escola  são procedentes da comunidade local, outros de bairros mais distantes e da zona rural,  e  geralmente  moram com os pais ou com avós.
        Percebe-se que os alunos que estudam no período  diurno, a maioria,  ainda  não trabalham,  de modo que  aproveitam seu tempo livre, simplesmente, acessando a internet, para diversão,  ouvindo música e assistindo TV. São carentes de  atividades culturais, porém  a maioria demonstram interesse  em ingressar em uma faculdade e concluir um curso superior.
         Constata-se ainda, que há grandes dificuldades de aprendizagens. Isso ocorre pela  falta de perspectiva de vida, falta de disciplina e compromisso com os estudos, falta de valorização do conhecimento como meio de evolução e acréscimo social, etc. As dificuldades de aprendizagem ocorrem também por razões cognitivas como:  pouca habilidade com a leitura e com a escrita, incapacidade de raciocínio, entre outros.
        Sabe-se que os pais ou responsáveis pela educação destes jovens tem que trabalhar, deixando inclusive de participar da vida escolar de seus filhos. Enquanto outros  muitas vezes não se interessam pelos filhos, alegando falta de tempo.
         O que podemos constatar  é que a família deixou de ser parceira da escola. Não há como negar  que a parceria escola e família é a única forma de atingir  resultados satisfatórios no processo educacional.

                      Mary Alvarenga    

Nenhum comentário:

Postar um comentário