Formação de Professores do Ensino Médio
Unidade Regional de Educação de Imperatriz
CURSISTAS: Mary
Alvarenga
TUTORA: Lucivania
Silva de Melo Etapa: I Turma: 2
Caderno III
Data:
15/12/2014
1. Que relações
existem entre o que você ensina e o
mundo do trabalho da ciência, da
tecnologia e cultura?
Procuramos fazer essa relação quando
proporcionamos aos alunos uma compreensão e aplicação da ciência e da tecnologia,
levando em conta as questões sociais, compreendendo que tanto a ciência, quanto a tecnologia fazem
parte do conhecimento humano.
Quando tornamos a sala de aula um espaço
de discussão e de diálogo, quando aproveitamos os conteúdos disciplinares para
demonstrar situações reais, criando
novas dimensões de interação,
provocações que lhes permitam a pensar por si mesmo e buscar caminhos
alternativos para direcionar seus pensamentos e elaborar suas ideias acerca do
tema que está sendo discutido.
2.
Que relações
você estabelece entre as “Finalidades da
Educação Básica” Reflexão e Ação P. 34 e 35” e o que é praticado nas escolas,
considerando sua experiência como aluno
e como professor?
Percebe-se a necessidade de ressaltar as “Finalidades da Educação Básica”
já que todas buscam o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral do
educando, tanto no âmbito escolar quanto
social. A relação entre elas é de suma importância, porque uma complementa a
outra, na contribuição que
cada disciplina, cada área, cada experiência vivida dentro e fora da escola
oferece no processo formativo ao longo da vida. Portanto o papel do educador é
proporcionar ao educando conhecimentos que atenda as suas necessidades, incentivando e promovendo conhecimento da ciência,
da tecnologia e da cultura. Deste modo, favorece a formação de alunos capazes
de desenvolver seu próprio pensamento, formando pessoas com habilidades para
enfrentar as diversas situações que poderão surgir no meio em que vive.
3.
Evidenciar
as contribuições do que você ensina para o desenvolvimento da autonomia
intelectual e moral de seus alunos.
Sabe-se que a educação é um instrumento de construção do conhecimento,
mas, sobretudo, é uma ferramenta que contribui para o desenvolvimento da
autonomia intelectiva e moral dos indivíduos. Para
isso, nós professores, temos uma importante incumbência: formar alunos independentes,
com capacidade de usar seu senso crítico para contribuir de modo positivo e
construtivo dentro da sociedade em que vivem.
Enquanto disciplina, a filosofia
prima pelo desenvolvimento do senso
crítico, que é um elemento indispensável
para construir a capacidade de expressão de pensamentos, sentimentos, opiniões,
valores e atitudes que estimulam o educando a participar ativamente da
sociedade, buscando demonstrar a importância dos mesmos para a vida.
Portanto o grande objetivo da
filosofia é priorizar práticas que favoreça a formação de jovens com a
capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Ou seja, o conhecimento filosófico torna o
ser humano "cidadão do mundo", e nesta qualidade de cidadão do mundo
consiste a verdadeira liberdade humana de pensar, refletir e agir.